Dicas e Dúvidas mais frequentes

 

Higienização

Como e quando deve ser feita?

A higienização dos dentes deve ser feita ao menos 3 vezes ao dia, após as principais refeições. Procure utilizar escovas de dente com cerdas macias e dê preferência a cremes dentais sem grânulos, os cremes mais macios evitam o desgaste do esmalte dentário.

Se após a refeição você estiver em um local que não consegue fazer a higienização, mastigue um chiclete sem açúcar e escove os dentes assim que possível.

Fio Dental

Além de escovar os dentes, não esqueça de outros hábitos diários que também são importantes e fundamentais para a saúde da sua boca. Como o uso do fio dental ou fita dental; o uso de raspadores de língua previne o mau hálito e promove uma melhor higienização. Os enxaguatórios bucais são auxiliares e não substituem a escovação, e devem ser usados apenas os que não contêm álcool.

Quando for usar o fio dental, sempre lembre dos seguintes passos:

  1. Enrole aproximadamente 50 centímetros de fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos
  2. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos deslize-o levemente
  3. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, entrando delicadamente na gengiva que abraça os dois dentes no mesmo espaço. Um de cada vez.
  4. Utilize uma parte nova de fio dental para cada dente a ser limpo.
Quando é necessário procurar um dentista?

Quando a sua gengiva sangra constantemente
Gengiva que sangra é um sinal que algo está errado, em geral está associado à má escovação e consequentemente a inflamação da gengiva.

Dores de cabeça ou da face
Acordar com dores na face ou cabeça pode ser um sinal de você está apertando ou rangendo os dentes. É importante você procurar ajuda de um dentista.

Boca seca
A saliva tem inúmeras funções e uma delas é que age como um equilibrador do PH da boca. Em condições ideais de saúde o ser humano produz de 1 a 2 litros de saliva por dia. Boca seca é ideal para proliferação de bactérias, aumentando a incidência de carie e inflamação na gengiva. Um dentista poderá lhe ajudar com esse problema.

Mau Hálito
O mau hálito pode ser causado por diversos fatores, como má higienização, sangramento da gengiva, carie e pouca produção de saliva. Uma visita ao Dentista pode resolver o seu problema.

Dentes Sensíveis
Dentes sensíveis à temperatura ou doce precisam ser avaliados e diagnosticados por um dentista


Dicas para Crianças

A primeira consulta

Os pais sempre ficam em dúvida a respeito da idade certa para o seu filho começar a ter um acompanhamento de um dentista. A idade ideal para a primeira visita é por volta dos 3 anos, quando poderá ser efetuada a primeira aplicação de flúor assim como avaliação no seu filho.

Cuidados diários

Sempre limpe os dentes do seu filho após cada mamada.  A limpeza pode ser feita enrolando uma camada de gaze no dedo indicador, passando a gaze em cima dos dentes e de toda a gengiva de seu filho.

Evite o uso da mamadeira noturna e açúcar no leite. Essas medidas são essenciais para que a criança não desenvolva carie de mamadeira.

Quando a mãe não puder amamentar deve dar preferência ao uso dos bicos ortodônticos nas mamadeiras.

Se o seu filho usar chupeta, ela deve ser ortodôntica e deve ser usada no máximo até os 3 anos de idade. As crianças que usam a chupeta por mais tempo tem a tendência a desenvolverem problemas no posicionamento dos dentes e das arcadas dentais.

Evite que seu filho chupe o dedo, se criar esse hábito, tente reverter o quanto antes. Chupar o dedo pode deformar a arcada dental do seu filho, e pode levar à má posição da língua, provocando problemas no posicionamento dos dentes, na fala e deglutição.

 

Você sabia?

Uso do piercing

Que o uso de piercing dental pode fraturar os dentes, alem de causar mau hálito e infecções bucais?

Dente com cor diferente

Ter um dente com a cor diferente dos demais dentes, mais escurecido, pode ser um sinal de “morte do dente”? Procure um dentista.

Mal posicionamento do siso

Os dentes do siso mal posicionados podem ser responsáveis por problemas na articulação e podem também alterar o posicionamento dos outros dentes.

Morder a caneta ou roer as unhas

Morder ou colocar a caneta na boca ou roer as unhas podem contribuir para que um dente frature e pode resultar em uma mordida aberta. Isso ocorre por que os dentes podem se movimentar, causando desalinhamento anterior.

Se perder um dente acidentalmente

Se perder um dente acidentalmente você ainda consegue salvá-lo? Segure-o pela coroa e nunca pela raiz. Não faça a limpeza do dente. Se não houver fratura da raiz, tente recolocar o dente no lugar. Se não for possível, manter o dente úmido num recipiente com soro fisiológico ou com leite. Como ultima opção o dente deve ser colocado na boca junto à bochecha ou embaixo da língua. Procure um dentista imediatamente.