Laserterapia

Este método é capaz de realizar, de forma prática e eficaz, uma série de reparações, além de atuar no controle da dor, reduzir os processos inflamatórios e acelerar cicatrizações.

O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas, portanto, possuem ação anti-inflamatória, analgésica e bioestimulante. A tendência da odontologia é a incorporação de métodos menos invasivos com a finalidade de minimizar a dor e o desconforto durante e após as intervenções odontológicas. Por isso, acredita-se que a laserterapia seja uma excelente opção de tratamento.

Atualmente devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável ao consultório odontológico, porém não é considerado uma especialidade. Quando indicado, é possível notar boas melhoras logo após a primeira sessão.

O modelo mais comum é o laser de baixa intensidade e, de um modo geral, possui uma série de indicações e pode ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos sempre que se necessite de um efeito local ou ainda quando se necessite de um efeito terapêutico geral.

O tratamento com laserterapia é indicado em casos de dores nevrálgicas, de pós-operatório, mialgias, hipersensibilidade dental, paralisias e parestesia (que podem ser causadas por infecções ou intervenções cirúrgicas), herpes labial, aftas, dores na articulação temporomandibular e na neuralgia de trigêmeo (um problema que atinge o nervo craniano, responsável pela sensibilidade).

Assim como todos os procedimentos, é essencial que o cirurgião dentista conheça perfeitamente a técnica utilizada, bem como os problemas do paciente.

Outros tratamentos

Prótese e Reabilitação Oral