Periodontia

Periodontia é a ciência que estuda e trata as doenças da gengiva e de todo o sistema de implantação e suporte dos dentes (formado por gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento).

Além do cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção e o funcionamento correto de outras estruturas, em especial a da gengiva.

A gengiva tem a função de fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular oferecendo o suporte necessário para a arcada dentária. Isso é o que garante que possamos morder, mastigar e até mesmo falar.

Dessa forma, os cuidados com a gengiva são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, já que um problema gengival pode acarretar até mesmo a perda da estrutura dentária.

As alterações patológicas do periodonto mais comuns são a gengivite (primeiro estágio da inflamação da gengiva) e a periodontite (estágio avançado da doença, podendo levar à perda óssea, retração gengival e em casos mais graves ocasionar até a perda do dente).

A gengivite e a periodontite são causadas primariamente pelo acúmulo de placa bacteriana e de tártaro nos dentes (maus hábitos de saúde bucal). Essa inflamação, se não tratada, pode causar a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Os principais sintomas de gengivite e periodontite são: sangramento ao escovar ou passar o fio dental, gengiva inchada, gengiva avermelhada e coceira na gengiva.

Alguns fatores de risco também podem aumentar as chances de periodontite. São eles: predisposição genética, diabetes, uso de certos medicamentos, alterações hormonais como menopausa ou gravidez, fumo e abuso de substâncias como álcool e drogas.

O procedimento mais conhecido dentro desta especialidade é a limpeza (ou raspagem) que visa remover o tártaro que fica acumulado nos dentes.

Outros tratamentos

Prótese e Reabilitação Oral